terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MPSC cria site para orientar crianças e adolescentes sobre os riscos na internet, especialmente pedofilia


Para celebrar o Dia Mundial da Internet Segura, comemorado neste dia 10 de fevereiro, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) criou um site com orientações sobre os riscos que crianças e adolescentes estão expostos quando navegam na Internet, especialmente a pedofilia. O "Navegação Segura na Internet", elaborado pelo Centro de Apoio da Infância e Juventude (CIJ), também permite denunciar casos de pornografia infantil na Internet. Basta preencher o formulário disponível no Portal do MPSC.
O CIJ elaborou ainda folders e cartazes sobre o tema, que serão encaminhados para as Promotorias de Justiça com atuação na área da Infância e Juventude para que desenvolvam ações de prevenção à pedofilia em suas Comarcas. O material também está disponível em formato pdf na Internet para facilitar a impressão.
A ferramenta fortalece a rede nacional de órgãos dedicados ao combate de atividades que se servem da internet para ferir direitos caros à infância e juventude, como a liberdade à imagem, educação, dignidade e respeito. "Sabemos que a internet constitui uma importante ferramenta para comunicação, informação e entretenimento. Contudo, pais, responsáveis e jovens devem estar cientes de que a internet também oferece alguns riscos", explica o Coordenador-Geral do CIJ, Promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva.
As crianças e os adolescentes estão sujeitos especialmente à chamada "pedofilia na internet". Dados da associação italiana Telefono Arcobaleno revelam que em 2007 foi identificado, por meio de denúncias, 39.418 sites de pedofilia em todo o mundo - mais que o dobro do registrado em 2003. A hospedagem desses sites concentrou-se na Alemanha, Holanda e Estados Unidos. Em 2003, o Brasil ocupou a 4ª posição neste ranking.
"Por isso, se você encontrar alguma página na Internet com imagens de crianças e/ou adolescentes submetidos a situações constrangedoras, poses sensuais ou atos sexuais, ou se descobriu ou se foi vítima de qualquer situação suspeita e constrangedora na Internet denuncie. A pedofilia na internet é crime", afirma o Coordenador-Geral do CIJ, Promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva.
Data: 11/02/2009
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Nenhum comentário: